Franco da
Rocha





Até o século XIX, Franco da Rocha era um lugarejo que servia de caminho para os Bandeirantes que seguiam em direção à Minas Gerais. Nesse período, a cidade, chamada de Juqueri (vinda de uma planta encontrada facilmente no local) constituía-se em sua maior parte de terras por fazendas.

Foi a partir das intervenções da São Paulo Railway, responsável pela construção de várias estações ferroviárias, dentre as a Estação Franco da Rocha - Juqueri, inaugurada em 1º de fevereiro de 1888, que a região começou a se desenvolver. Em 1886, Filoteo Beneducci chegou na cidade com o firme propósito de descobrir ouro em grande escala, em um lugar que na época era conhecido como Pedreira, atualmente a Quarta Colônia.

Entretanto, não existia a quantidade suficiente do minério que justificasse um grande investimento e Beneducci resolveu dedicar-se simplesmente à extração de pedras, enviadas a São Paulo pela Estrada de Ferro, tornando-se a partir daí a primeira atividade industrial local.

O fato mais importante na história do município, certamente, foi a instalação do Hospital Psiquiátrico, que contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento da cidade. Isso ocorreu porque os locais que atendiam os doentes mentais de São Paulo (Hospitais de Alienados, na capital e em Sorocaba, e a Chácara Ladeira do Tabatinguera) não comportavam mais o número de pacientes, que aumentava a cada dia.

Com o objetivo de aliviar essa superlotação, em 1895 começou a ser construída, com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, a Colônia Agrícola Juqueri. Em uma área de 150 hectares foram iniciadas as obras para a construção da Colônia Agrícola do Juqueri. Foi então que o médico Francisco Franco da Rocha, a serviço do Governo do Estado, foi designado para administrar o mais novo e famosos Hospital Psiquiátrico do Brasil. Inaugurado com capacidade inicial de 800 leitos, o Hospital ocupava um terreno à margem da linha férrea, próximo à estação Juqueri.
Posteriormente, contudo, as fazendas Cresciúma e Velha foram incorporadas ao patrimônio do Hospital e no ano de 1916, o Governo do Estado adquiriu as terras da 4ª Colônia que tinham pertencido a Beneducci e a Ângelo Sestini e as linhas e máquinas para abrigar uma usina elétrica do hospital, que durante alguns anos forneceu energia para a estação e para todo o povoado. A usina forneceu Luz a Estação do Juqueri até 1939.

Em 1908 iniciou-se a construção da igreja matriz em louvor a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Município. Franco da Rocha foi elevado a distrito do município de Mairiporã, em 21 de setembro de 1934, e em 30 de novembro de 1944, Franco da Rocha tornou-se um município autônomo.

A Takaya Móveis para Escritório vem proporcionar aos escritórios de diversas atividades um conceito moderno de minimização de espaço, atrelado a funcionalidade. Sem perder o requinte, somados com um ambiente bonito e agradável. Oferta esta possibilidade através de uma grande gama de móveis para escritório, unidos ao melhor custo benefício do setor. Pela sua localização nessa região da Franco da Rocha e pelo fácil acesso as regiões do ABC , grande São Paulo, Litoral e Interior Paulista, onde a Takaya Móveis para Escritório estará sempre pronto para atender da melhor forma seus clientes. Consulte o vasto portfólio de produtos, a Takaya Móveis para Escritório possui um corpo técnico pronto para assessorá-lo conforme sua necessidade. Oferecemos Cadeiras e Mesas operacionais, Cadeiras e Mesas para diretoria, temos todos os equipamentos para o bom funcionamento da administração e organização das empresas, uma linha completa de Arquivos em aço, Estantes em aço, Call center's, Roupeiros em aço, Arquivos em madeira, Gaveteiros em aço, Gaveteiros em madeira, Mesas para reuniões, entre muitos outros itens de móveis para escritório.

Fonte:
Av. Piraporinha, 736 - Piraporinha Franco da Rocha, CEP: 09950-020     |     Takaya © 2013     |     Telefone: (11) 4075-3688
Criação de websites