Liberdade





O bairro da Liberdade, conhecido pela cultura japonesa, era chamado de Distrito Sul da Sé. Ele era dividido entre as regiões Norte e Sul. Em 20 de dezembro de 1905, a Câmara Municipal criou o Distrito da Liberdade.

No século 17, o distrito da Liberdade tinha territórios que ligavam a região central da cidade à região Sul, próximo ao Distrito de Santo Amaro. O trajeto que ligava essas terras ficou conhecido como "Caminho do Ibirapuera", hoje o atual trecho da avenida Liberdade e da rua Vergueiro. Com uma grande quantidade de chácaras nessa região, que cultivavam principalmente ervas para chás houve a divisão dos territórios dessas chácaras. Nascia o bairro da Liberdade.

Já a partir do século 19, o bairro se tornou abrigo de escravos fugitivos e ex-escravos. No largo do Pelourinho, ficava o Largo da Forca, que recebeu esse nome devido às execuções ali realizadas. Em 1821, após o enforcamento de dois soldados que foram contra as ordens da Coroa Portuguesa, o local se tornou famoso e foi erguida a Capela de Santa Cruz dos Enforcados, atualmente conhecida como a Igreja de Santa Cruz dos Enforcados. Devido a esse episódio, o Largo da Forca passou a ser chamado de Largo da Liberdade, que, mais tarde, deu origem ao nome do bairro.

No início do século 20, começou o processo de urbanização, como o alargamento de calçadas, a construção de trilhos, a desapropriação de imóveis e a construção de praças. Nesse período, predominavam imigrantes italianos e portugueses.

Em 1908, começaram a chegar no Brasil os primeiros imigrantes japoneses. Em meados da década de 60, a colônia, já instalada na Liberdade, trouxe toda a sua cultura, dando vida ao lugar com jardins, praças, casas orientais, restaurantes com comida típica, feiras de artesanato e lojas de móveis e roupas japonesas A influência oriental fez com que as festas japonesas fossem celebradas no próprio bairro.

Em 1969, o bairro foi incluído no processo de expansão do complexo Metroviário de São Paulo para expandir a Linha 1 Azul do metrô. Mas foi em fevereiro de 1975, que as estações São Joaquim e Liberdade foram inauguradas, facilitando o acesso ao bairro japonês mais conhecido do Brasil.
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