Parelheiros





São Paulo é, definitivamente, a terra dos contrastes. A mais cosmopolita de todas as cidades brasileiras tem, a 50 km dos vistosos edifícios inteligentes das avenidas que concentram as maiores fortunas do país, um pedaço de chão marcado pela ponta de orgulho de seus moradores quando indagam aos visitantes: "não parece uma cidade do interior?", buscando enfatizar a simplicidade e singeleza do cotidiano da maior subprefeitura de São Paulo: Parelheiros.

Lá, no extremo sul da capital, ficam os distritos de Parelheiros e Marsilac, que compõem a Subprefeitura de Parelheiros. Segundo dados do IBGE, uma área de 360,6 km², representando quase que 25% dos 1.523,278 km² da cidade de São Paulo, com muitas nascentes de água, que fizeram brotar vários pesqueiros e que alimentam as represas Billings e Guarapiranga.

Breve histórico

O território de Parelheiros, considerado patrimônio ambiental, é estratégico para a vida da cidade, por sua riqueza em recursos naturais. Abrange uma área de 360,6 Km2, representando 23,68% do município, com ocupação urbana de 2,5% e dispersa de 7,7% (Censo SEADE 2001). Situado no Extremo Sul do município, sua divisa está há cerca de 10 Km do mar. De um mirante situado no Parque Estadual da Serra do Mar é possível avistar Itanhaém.

A totalidade de seu território está situada em área de proteção aos mananciais e a região compreende remanescentes importantes de Mata Atlântica, mantendo grande parte de sua mata nativa, como biodiversidade preservada e área de grande produção agrícola, sendo estratégico para a vida da cidade de São Paulo: equilibra as correntes térmicas com as menores temperaturas e a maior precipitação pluviométrica da cidade. Sua rede hídrica contempla três bacias hidrográficas: Capivari, Guarapiranga e Billings. As duas represas fornecem água para cerca de 25% da população da Região Metropolitana.

Parelheiros recebeu este nome devido às diversas corridas de cavalos (parelhas) entre germânicos e brasílicos. Antes era conhecido como Santa Cruz, porque existia uma cruz no local. Por determinação e convite do governo imperial, um grupo de 200 imigrantes chegou a São Paulo em 1827. Eram alemães, austríacos e suíços que vinham para o estabelecimento de uma colônia agrícola. Depois de um ano de estudos e discussões sobre o local onde deveria ser instalada a colônia, o governo provincial optou por uma área distante à cerca de 50 km do centro da cidade, que ficou conhecida como Colônia Alemã.
A posse do território começou com a chegada de 94 famílias alemãs em 1.829, cujos remanescentes habitam até hoje a região. Esses primeiros imigrantes extraíam e forneciam madeira bruta para serrarias instaladas em Santo Amaro. Lá, essas toras eram transformadas em móveis e apetrechos para a construção civil.

Sem o apoio do governo e enfrentando toda sorte de dificuldades, a colônia entrou em rápida decadência, levando muitos a deixarem a região. Mais de um século depois, durante a Segunda Guerra Mundial, a denominação Colônia Alemã foi substituída por Colônia Paulista, ou, simplesmente, Colônia.

Outro marco importante e histórico de Parelheiros é um dos seus cemitérios, também localizado no Bairro Colônia. O cemitério mais antigo de São Paulo foi fundado por alemães num terreno cedido por Dom Pedro I e tem 178 anos.

A Takaya Móveis para Escritório vem proporcionar aos escritórios de diversas atividades um conceito moderno de minimização de espaço, atrelado a funcionalidade. Sem perder o requinte, somados com um ambiente bonito e agradável. Oferta esta possibilidade através de uma grande gama de móveis para escritório, unidos ao melhor custo benefício do setor. Pela sua localização nessa região da Parelheiros e pelo fácil acesso as regiões do ABC , grande São Paulo, Litoral e Interior Paulista, onde a Takaya Móveis para Escritório estará sempre pronto para atender da melhor forma seus clientes. Consulte o vasto portfólio de produtos, a Takaya Móveis para Escritório possui um corpo técnico pronto para assessorá-lo conforme sua necessidade. Oferecemos Cadeiras e Mesas operacionais, Cadeiras e Mesas para diretoria, temos todos os equipamentos para o bom funcionamento da administração e organização das empresas, uma linha completa de Arquivos em aço, Estantes em aço, Call center's, Roupeiros em aço, Arquivos em madeira, Gaveteiros em aço, Gaveteiros em madeira, Mesas para reuniões, entre muitos outros itens de móveis para escritório.

Fonte:
Av. Piraporinha, 736 - Piraporinha Parelheiros, CEP: 09950-020     |     Takaya © 2013     |     Telefone: (11) 4075-3688
Criação de websites