Santa Cecília





Meio-dia. Os sinos da Paróquia Santa Cecília, localizada no Largo Santa Cecília, anunciam a missa e o início da tarde. Ao lado da igreja, idosos se divertem jogando dama na pequena mesa de cimento em frente à floricultura. Alguns aproveitam para se atualizar, observando as notícias em frente à banca de jornal. Ao lado de fora da estação, em frente à igreja, a estátua em bronze de Dom Duarte Leopoldo e Silva, 1º Arcebispo de São Paulo.

A história do bairro de Sta Cecília começou em 1860, quando moradores da região pediram licença à prefeitura para construir um "templo a Sta Cecília", padroeira dos músicos, inaugurado em março de 1961.

A localidade, que ainda não era bairro, desenvolveu-se com o loteamento de terras (chácaras, fazendas etc.) que começou a crescer na região do Largo do Arouche.

Uma das terras ficou conhecida como "Chácara das Palmeiras" e foi arrematada por Francisco Aguiar de Barro, filho do marquês de Itu, casado com Maria Angélica de Sousa Queirós de Barros (que hoje dá nome a uma das avenidas mais importantes do bairro, a Avenida Angélica). A fundação dessa chácara contribuiu para a formação de ruas na região.

A cidade foi crescendo e se desenvolvendo. A construção da Santa Casa de Misericórdia foi um marco na região. Hoje ela é um dos mais importantes hospitais de São Paulo, além de funcionar como faculdade de medicina. Em 1884, o Hospital Central na Santa Cecília foi inaugurado e desde essa data, é a sede da entidade.

Santa Cecília é um bairro que reúne uma grande comunidade de judeus. A estudante Michelle Heymann, 22 anos, mora no bairro desde que nasceu. Seu pai é do Rio de Janeiro, mas, quando pequeno, mudou-se para o Bom Retiro, junto com a sua família, em busca de melhor qualidade de vida e, anos depois, para a Santa Cecília, onde já vivia a sua atual esposa.

Para Michelle, que é judia, o benefício de morar no bairro é estar perto das sinagogas e restaurantes com comida típica judaica. "Aqui podemos viver um pouco da nossa cultura e de nossos costumes", explica.
Sta Cecília, apesar de ser um bairro mais residencial, tem um centro comercial bem variado, especialmente com bares e restaurantes.

O bairro é um dos oito distritos da região da Sé e abrange também Campos Elíseos e Várzea da Barra Funda (formado entre as vias férreas da CPTM e as avenidas Abraão Ribeiro e Rudge).

O Terminal Urbano Amaral Gurgel é o ponto de chegada e de partida de dezenas de paulistanos. Localizado abaixo do Elevado Costa e Silva ele também é ligado ao metrô Santa Cecília. Importantes vias, que mobilizam milhões de veículos por dia, fazem parte de Santa Cecília, como a Avenida Angélica, rua Dona Veridiana e o Viaduto Presidente Costa e Silva (Minhocão).

A Takaya Móveis para Escritório vem proporcionar aos escritórios de diversas atividades um conceito moderno de minimização de espaço, atrelado a funcionalidade. Sem perder o requinte, somados com um ambiente bonito e agradável. Oferta esta possibilidade através de uma grande gama de móveis para escritório, unidos ao melhor custo benefício do setor. Pela sua localização nessa região da Santa Cecília e pelo fácil acesso as regiões do ABC , grande São Paulo, Litoral e Interior Paulista, onde a Takaya Móveis para Escritório estará sempre pronto para atender da melhor forma seus clientes. Consulte o vasto portfólio de produtos, a Takaya Móveis para Escritório possui um corpo técnico pronto para assessorá-lo conforme sua necessidade. Oferecemos Cadeiras e Mesas operacionais, Cadeiras e Mesas para diretoria, temos todos os equipamentos para o bom funcionamento da administração e organização das empresas, uma linha completa de Arquivos em aço, Estantes em aço, Call center's, Roupeiros em aço, Arquivos em madeira, Gaveteiros em aço, Gaveteiros em madeira, Mesas para reuniões, entre muitos outros itens de móveis para escritório.

Fonte:
Av. Piraporinha, 736 - Piraporinha Santa Cecília, CEP: 09950-020     |     Takaya © 2013     |     Telefone: (11) 4075-3688
Criação de websites