Notícias

Home / Notícias / Como trabalhar com o computador.

Como trabalhar com o computador

1- Correção visual

Se você necessita de alguma correção visual, garanta que seus óculos ou lentes de contato estejam "em dia". Caso seja portador de astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia, será necessário trabalhar com o uso dos óculos ou lentes. Caso seja míope, isso poderá ser dispensado. No caso de presbiopia (dificuldade de enxergar de perto após os 40 anos), a melhor correção visual é feita com lentes multifocais, com tratamento anti-reflexo.

2- Posicionamento do computador na sala e eliminação de reflexos na tela

Posicione adequadamente seu equipamento na sala: monitor de lado para a janela; caso esteja de frente, ou de costas, deve haver persiana, a ser mantida fechada. Procure identificar fontes de reflexo na tela do monitor de vídeo. Essa identificação costuma ser mais fácil com o monitor desligado. Elimine essas fontes de reflexo, se necessário, com ajuda do facilitador de sua área. Em algumas situações, a inclinação do monitor de vídeo pode ajudar. Evite os filtros propostos como tendo propriedades anti-reflexo.

3- Posicionamento em frente ao monitor de vídeo

O monitor de vídeo deve estar bem em frente aos seus olhos. Não trabalhe com o monitor de lado, pois isso exige torções do tronco e do pescoço, com possíveis conseqüências dolorosas para seus músculos. Em relação à altura do monitor de vídeo, a posição ideal é aquela em que o mesmo se encontra um pouco abaixo da projeção horizontal de seus olhos e um pouco inclinado para cima, facilitando a leitura. O limite superior do monitor de vídeo é na projeção horizontal de seus olhos. Se você é baixo, é possível colocar o monitor de vídeo direto sobre o tampo da mesa; porém, se você é alto, essa posição do monitor poderá causar dor nos músculos do pescoço. No caso de uso de óculos multifocais para presbiopia, o melhor posicionamento do monitor de vídeo é um pouco mais baixo que a horizontal dos olhos (sobre a mesa ou um pouco acima); monitores no nível da horizontal dos olhos trazem desconforto, pois o usuário terá que inclinar a cabeça para trás a fim de obter foco na parte de baixo das lentes multifocais. Regule a luminosidade e o contraste da tela, para evitar esforços visuais.

4- Cadeira adequada e seu ajuste

Use uma cadeira ergonomicamente correta. Evite cadeiras de madeira, cadeiras com ângulo reto entre coxas e tronco, de palhinha e mesmo cadeiras de gerente. Atenção para com os braços da cadeira. Caso eles impeçam o seu acesso confortável ao posto de trabalho, prefira cadeira sem braços. Aprenda a fazer as regulagens da cadeira às suas dimensões, de modo a obter bom conforto. A altura certa de sua cadeira de trabalh é aquela em que seus cotovelos estejam na altura do tampo da mesa. Caso seus pés fiquem suspensos, coloque um apoio para os mesmos. Ajuste a altura do apoio lombar da cadeira, de forma a lhe proporcionar bom apoio, sem forçar qualquer ponto da coluna. Quando estiver digitando, usando o mouse ou lendo, ajuste a cadeira de tal forma que seu tronco e suas coxas formem um ângulo de aproximadamente 100 - 110 graus. Quando estiver escrevendo, sente-se mais para a extremidade anterior da cadeira.

5. Mesa de trabalho

Se você é muito alto (maior que 1,75m), provavelmente necessitará de uma mesa mais alta que o padrão de 75 cm; procure alguma forma de elevar sua mesa, através de calços ou de mesas especiais dotadas de regulagem de altura. Procure liberar espaço junto de sua mesa de trabalho; se necessário, afaste a CPU e coloque o monitor de vídeo sobre um suporte vazado. Garanta a existência de algum espaço para movimentar o teclado um pouco para frente e um pouco para trás e, inclusive, procure um arranjo em que seja possível afastar o teclado, possibilitando assim, usar a superfície da mesa para a escrita. Procure trabalhar em uma mesa que tenha bordas arredondas. Caso não as tenha, você pode ser beneficiar de um apoio de punho almofadado, de borda arredondada, mas que seja mais baixo do que o teclado. Use-o como descanso durante as correções do trabalho e durante o período de interação com o computador. Caso seu trabalho envolva leitura freqüente de texto ou consulta a documentos, arranje um suporte para documento e coloque o texto inclinado, o mais próximo possível do monitor de vídeo, ou entre este e o teclado, de forma que o seu deslocamento de pescoço seja pequeno. Todos os objetos de uso constante (calculadora, telefone e outros) devem estar o mais próximo possível de seu corpo; se no seu posto de trabalho você tem que se virar ( posto em "L" ou mesa complementar), garanta que na outra posição exista uma extensão telefônica, de forma a evitar torção do tronco ao ter que atendê-lo. Evite colocar objetos/documentos pesados em gavetas que estejam próximas do piso; de preferência, não coloque nada nestas gavetas

Página anterior de Cadeiras empilhaveis Anterior 1 - 2 Proxima Proxima página de Cadeiras empilhaveis
Av. Piraporinha, 736 - Piraporinha Diadema, CEP: 09950-020     |     Takaya © 2013     |     Telefone: (11) 4075-3688
Criação de websites