Notícias

Home / Notícias / Como trabalhar com o computador.

Como trabalhar com o computador

6. Postura correta para o trabalho

Procure sentar-se sempre alinhado com o eixo da cadeira. Evite sentar-se torto. Seu corpo, o teclado e o monitor de vídeo devem estar alinhados. O monitor de vídeo deve estar bem na frente dos olhos, um pouco para baixo da projeção horizontal da linha dos olhos; se você é alto, coloque um suporte de madeira debaixo do monitor de vídeo. Somente no caso de trabalho constante de entrada de dados é que o monitor pode ficar um pouco de lado, se, nesse caso, à frente de seus olhos, for colocado o documento-fonte. A distância correta do monitor de vídeo aos olhos é aproximadamente a distância de seu braço esticado. Braços soltos, ao lado do corpo; teclado colocado numa posição equivalente à dos cotovelos. Coluna reta em relação à mesa e ao monitor de vídeo. Ângulo entre o tronco e as coxas de aproximadamente 100 graus. Ângulo entre coxas e pernas de aproximadamente 100 graus. Pés apoiados, se necessário em um apoio portátil. Não faça concessões em relação à postura, ou seja, não adote posturas erradas, nem em trabalhos de pequena duração. Não use talas de imobilização do punho.

7- Operação do teclado

Procure digitar com os 10 dedos, com método. Enquanto estiver digitando, não fique com o punho apoiado sobre a mesa ou sobre uma almofada eventualmente existente. Procure conhecer teclas de atalho de seu programa, de forma a reduzir o uso do mouse. Caso perceba que o teclado está se tornando duro (isso é normal depois de alguns meses ou anos), troque-o imediatamente. Considere que os dedos não estão aptos a desenvolver esforços contra resistência.

8. Operação do mouse

Procure um mouse no formato tradicional, mas que seja adequado ao tamanho da sua mão; existem mouses dos mais diversos tamanhos. Procure trabalhar com os braços junto do corpo. Evite ao máximo esticar ou abrir o braço para operar o mouse. Para isso, uma das alternativas é usar o mouse com a mão esquerda, não se esquecendo de mudar a configuração do mesmo para clicar no botão direito. Ou, se você tiver muita dificuldade em operá-lo com a mão esquerda, passe a usar um teclado menor. Outra alternativa é usar o mouse sobre o topo de um gaveteiro volante, o mais próximo possível de seu corpo, lembrando que nessa alternativa, há um aumento do tempo de deslocamento entre o teclado e o mouse. Com o passar do tempo, é natural que mouse se torne duro. Não hesite em trocá-lo. Movimentos do indicador contra resistência costumam ser causa de distúrbios dolorosos.

9. Pausas de distensionamento e de alongamento

Em qualquer situação, a cada duas horas (no máximo) interrompa o trabalho por 10 minutos, levante-se, ande um pouco e faça uma bateria de exercícios de distensionamento e de alongamento. Ver bateria de exercícios de distensionamento nesta seção. Em atividades de digitação de dados, a pausa prescrita pela legislação brasileira é de 10 minutos a cada 50 trabalhados. É importante lembrar que essa flexibilidade é ainda mais necessária quando o trabalho exige muita concentração mental ou quando se está muito tenso, pois nesses casos, a tendência normal do organismo é ficar ainda mais estático. Durante esse período, evite ler, uma vez que durante o esforço com computador seus músculos ciliares (músculos internos dos olhos) também ficam muito exigidos.

10- Escute seu corpo

Caso ao usar o computador você perceba algum dolorimento, cansaço visual ou reflexos incômodos, procure mudar de posição ou interromper seu uso por alguns minutos, fazendo outra atividade.

Procure também identificar o que está errado, corrigindo sua condição de trabalho.

Página anterior de Cadeiras empilhaveis Anterior 1 - 2
Av. Piraporinha, 736 - Piraporinha Diadema, CEP: 09950-020     |     Takaya © 2013     |     Telefone: (11) 4075-3688
Criação de websites